Programa

Ministrado de forma inteiramente gratuita, o Programa Porteiro Amigo do Idoso foi idealizado com o objetivo de preparar esse profissional para a resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para a segurança, autonomia, mobilidade e independência da população longeva moradora de grandes centros urbanos.

Mais Informações

Para saber mais sobre o Programa "Porteiro Amigo do Idoso", entre em contato conosco:

11 3226-9780 - longevidade@vilavelha.com.br

Porteiro Amigo do Idoso:

1. Objetivo:

Disseminar de forma didática, junto aos profissionais de condomínio da cidade de São Paulo - SP, a valorização da cidadania e melhor compreensão sobre o processo de envelhecimento por meio da prestação de serviços.

2. Programação:

  • Perfil do Idoso e Reduzindo Barreiras;
  • O que os idosos pensam sobre os porteiros de seus prédios?
  • Principais dificuldades vivenciadas pelos idosos nas portarias de seus prédios;
  • Vendo o prédio com outros olhos: o que podemos melhorar para facilitar a vida dos idosos?
  • Check-list para promoção da acessibilidade em prédios;
  • Conhecer para Cuidar;
  • Prevenção de quedas;
  • O que devemos observar para evitar quedas: no idoso e no ambiente;
  • PSituações-problema;
  • PMelhor Amigo do Idoso;
  • PEstudo de casos;
  • PModelo de Ficha Cadastral;
  • PPlano de Ação.

3. Metodologia:

Como estratégias serão propostas situações ativas de aprendizagem, com ênfase ao desenvolvimento de competências e ao ensino prático e vivencial, colocando o sujeito no centro do processo educacional. Por meio de aulas expositivas e dinâmicas de grupo com base em situações ocorridas no ambiente de trabalho dos porteiros, pretende-se atender melhor as necessidades dos idosos em geral.

4. Certificação:

Os alunos que tiverem 75% de presença receberão um certificado emitido pelo SENAC.

5. Carga Horária:

12 horas divididas em 3 dias consecutivos de 4 horas (Ver cronograma).

6. Público Alvo:

Funcionários dos condomínios que atuem profissionalmente em edifícios residenciais na cidade de São Paulo - SP.

7. Quantidade de participantes:

Até 25 (vinte e cinco) por turma.

F.A.Q. (Perguntas Frequentes)
Pesquisas realizadas pelo Grupo Bradesco Seguros apontaram que os porteiros são considerados os "melhores amigos" dos idosos, prestando serviços importantes no dia a dia, tais como uma simples troca de lâmpada. Se realizadas por um idoso, essas atividades, aparentemente banais, podem resultar em quedas e fraturas, responsáveis por mais de 50% das imobilidades físicas de idosos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Com base nessa forte interação já existente, o Programa Porteiro Amigo do Idoso visa a capacitar os porteiros a prestar um atendimento ainda mais qualificado e eficiente a esse público específico, de características e necessidades muito particulares.
Em setembro de 2010, foram ofertadas 250 vagas, a custo zero, aos condomínios de Copacabana, no Rio de Janeiro. Os síndicos foram convidados a indicar os porteiros, o que se traduziu em retorno para as administrações. Em 2012, o Programa chegou a São Paulo, capital. Já em 2014 foi estendido também para o interior de São Paulo, Minas Gerais e Espirito Santo.
Com 12 horas de aulas divididas em três dias, procurando sempre atender aos horários convenientes a esses profissionais, o Programa Porteiro Amigo do Idoso aborda situações comuns para quem convive com pessoas longevas no dia a dia. As aulas oferecem informações e instrumentos práticos que tornam os porteiros ainda mais atentos à segurança e ao bem-estar dos moradores idosos. Os porteiros aprendem a se colocar no lugar dos idosos, de forma a reconhecerem o processo de envelhecimento e suas principais características. Para isso, a capacitação inclui uma vivência, na qual são utilizados óculos para dificultar a visão e pesos nos pés, entre outros artifícios, para que esses profissionais experimentem as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos. Uma vez capacitados, os porteiros participantes estarão aptos a exercer funções mais abrangentes em seu ambiente de trabalho e na própria comunidade.
Em função de interesse em aprimorar o relacionamento com os idosos, a Corretora Vila Velha atua como patrocinadora do Programa, colaborando com os espaços para realização dos cursos em São Paulo e na captação de profissionais para a formação de turmas.

Copyright © 2015 - Porteiro Amigo do Idoso

Certificação:
Patrocínio: